Anderson Pitz, LC




A iniciativa de reunir os jovens num encontro internacional foi do Beato João Paulo II. A primeira Jornada Mundial da Juventude teve lugar no ano 1986 em Roma com o título “Estejam sempre preparados para responder a qualquer que lhes pedir a razão da esperança que há em vocês" (1Pd 3, 15).

Depois de 1986 sucederam 21 Jornadas. O Rio sediará a 23º JMJ.

Todos os anos são organizadas jornadas nos diferentes países e dioceses e a cada dois ou três anos se prevê um encontro internacional com o Papa.

A JMJ tem como objetivo principal dar a conhecer a todos os jovens do mundo a mensagem de Cristo, mas é verdade também que, através deles, o ‘rosto’ jovem de Cristo se mostra ao mundo.

Os símbolos da Jornada são a cruz, símbolo da fé católica; a ícone de Nossa Senhora “Salus Populi Romani”, padroeira da cidade de Roma e primeira imagem encontrada na Basílica de Santa Maria Maior em Roma. Tais símbolos acompanham todas as Jornadas Mundiais.

A XXVIII Jornada Mundial da Juventude será realizada de 23 a 28 de julho de 2013 na cidade do Rio de Janeiro e tem como lema “Ide e fazei discípulos entre todas as nações” (Mt 28, 19).

Leave a Reply