Curso online: "Teologia dos sacramentos" (Link ao curso completo)

MÓDULO 2: O Batismo

Tema  4: Os efeitos do Batismo (ver o vídeo)

https://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=68ipgLzOwWY
 
 


Os efeitos do batismo são muito significativos e a mesma celebração indica muitos deles. O mergulho na água, ou no seu defeito a infusão de água, faz apelo ao simbolismo da morte e da purificação, e também da regeneração e renovação. Esses efeitos são a purificação dos pecados e a o nascimento no Espírito Santo.
São Cirilo de Jerusalém chama o batismo “tumba e seio maternal”. São imagens que iluminam muito o que este sacramento significa na vida do cristão.
Com o batismo todos os pecados são perdoados. O pecado original e os pecados pessoais cometidos até o momento se a pessoa já tem uso de razão. Porém, permanecem certas consequências temporais do pecado como os sofrimentos, a doença, a morte ou as fragilidades como as paixões, a concupiscência, etc. Santo Tomás de Aquino explicando a permanência destas consequências diz que Deus permite que seja assim para significar que o sacramento concede a entrada na vida eterna, não o viver uma vida fácil e sem defeitos na terra. Também sinala que assim, o cristão tem que lutar na sua vida para ganhar a vida eterna.
O batismo além de perdoar-nos os pecados nos faz uma “criatura nova”, um filho adotivo de Deus que tornou “participante da vida divina”, membro de Cristo e coerdeiro com ele, templo do Espírito Santo. A partir do batismo Deus vem abitar realmente na alma do cristão e a sua presença no nosso mais íntimo nos deifica, nos faz agir como Deus porque no fundo Ele está dando todas as ajudas para isto.
Este sacramento nos incorpora à Igreja, nos faz seus membros. Somos um só corpo porque todos somos filhos de Deus. Por este dom, todos nós somos congregados por um vínculo muito grande que une a todos.
Na alma do cristão batizado é impressa de forma permanente um sinal indelével da presença de Cristo. Nada pode borrar esta marca. Por isso o batismo jamais pode ser desfeito, é uma realidade que fica para sempre.

Leave a Reply