por Celso da Silva, LC



“Por que buscais entre os mortos aquele que está vivo? Não está aqui. Ressuscitou!”(Lc 24,5). Começamos a viver um tempo repleto de graças, um tempo maravilhoso que se abre com o amanhecer de Deus que sai das trevas da morte para presentear-nos a Vida. A força daquele que “nos amou até o extremo” (Jo 13, 1) conseguiu vencer a pedra que tapava o sepulcro, aquela pedra que não foi o suficiente forte para impedir que a Vida saísse ao encontro da nossa vida e que a Luz afastasse as nossas trevas.
 
Cristo ressuscitou, aleluia! Estamos alegres porque a nossa Fe não é um conto bonito, uma lenda antiga, uma bela historia que chegou até nós de boca em boca talvez com uma versão aumentada e inverossímil. A nossa alegria é esta: Jesus Cristo está vivo, é Luz Ressuscitadora que vem para dar sentido à nossa vida muitas vezes ofuscada pela escuridão.
 
Na audiência da quarta-feira da semana santa que passou o papa Francisco disse uma coisa bem interessante; que quando a noite se torna profundamente mais escura significa que logo chegará a aurora, que o sol não demorará em raiar. A nossa vida cristã é assim, com noites frias e escuras nas quais se esconde a certeza da Fe de que Cristo ressurgirá sempre e para sempre. “Na nossa vida como na vida de Jesus, a Ressurreição tem que chegar, a alegria da Páscoa tem que amanhecer”(Madre Teresa de CalcutáVem, se a minha luz, Ed. Planeta Testimonio, pag.364, Versão espanhola).
 
No primeiro dia da semana as mulheres se dirigem de manhã bem cedo ao sepulcro e depois dois apóstolos também insistem em buscar entre os mortos a Vida Verdadeira, Pedro e João (Jo 20, 1-2). Roubaram o corpo? Onde o colocaram?Começam as dúvidas e os corações oscilam entre o mar de perguntas e o mar da Fe. A partir do domingo do amanhecer de Deus começaremos a contemplar as diversas atitudes do coração humano diante do despontar da Vida e da Luz.
 
Maria Madalena que vê no Senhor Ressuscitado um simples jardineiro. Tomé que enquanto não colocar a Mão nas feridas não vai acreditar. Os judeus que inventam a pior das mentiras, dizendo que os apóstolos roubaram o corpo de Jesus enquanto os guardas dormiam (se dormiam, como sabem que foram os discípulos de Jesus que roubaram o corpo?); é a mentira humana que tenta calar até hoje a Verdade, e assim veremos que Deus brilhará de modo diverso no coração de cada personagem.
 
Nós também estamos dentro desse amanhecer e com a Fe devemos nos perguntar: a Luz do Senhor Ressuscitado já dissipou as minhas trevas? Estou aberto para que Cristo seja a minha Luz? Tenho cara de ressuscitado?
 
Desejo a todos uma Santa e Feliz Páscoa!

Leave a Reply