Curso online: "Teologia dos sacramentos" (Link ao curso completo)

MÓDULO 2: O Batismo
Tema  3: A celebração do Batismo (ver o vídeo)

https://www.youtube.com/watch?v=C5OjLPGn-Zc&feature=player_embedded


A celebração do Batismo tem uma riqueza enorme de significado. Vamos ir explicando cada um destes elementos que nos ajudará a aprofundar no nosso conhecimento e valorizar mais este grande sacramento.
Começa-se com o sinal da cruz no limiar da porta. Este sinal tem um duplo significado: quer assinalar a marca de Cristo a quem a nova criatura vai pertencer e quer significar a redenção que receberá, que veio por meio da cruz de Jesus.
A seguir vem o anúncio da Palavra de Deus, umas leituras apropriadas da Sagrada Bíblia. Esta ilumina com a verdade revelada, o que Deus nos anunciou e como quer que vivamos, e suscita uma resposta na fé.
Dado que o batismo é libertação do pecado e do seu instigador, o Diabo, pronuncia-se o exorcismo sobre o batizando. Segue a unção com o óleo dos catecúmenos que também tem esse significado de curar as feridas. Faz-se a renúncia à Satanás e assim preparados, pode-se fazer a confissão de fé da Igreja, por meio do Creio ou das fórmulas de profissão de fé.
Então a água batismal é consagrada com uma oração de invocação ao Espírito Santo. Nesta oração o ministro pede que o fiel que será batizado nasça da água e do Espírito.
Vem então o rito essencial do batismo que é pela triple imersão ou pela triple infusão de água acompanhada da fórmula trinitária: “eu te batizo, NN., em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo”. De este forma, se realiza a morte ao pecado e a entrada na vida da Santíssima Trindade por meio da configuração ao mistério pascal de Cristo: paixão, morte e ressurreição.
A continuação é feita a unção com o óleo do crisma, um óleo consagrada e perfumado que significa o dom do Espírito Santo ao novo batizado. Esta unção significa uma consagração, o ungido é sacerdote, profeta e rei, incorporado à Cristo.
A veste branca simboliza que o batizado “vestiu-se de Cristo”, ressuscitou com Ele à uma vida nova, com um corpo glorioso. Mostra também o efeito do batismo na sua alma, a pureza total e imaculada.
Acende-se uma vela no círio pascal, que quer dizer que o neófito é iluminado por Cristo e que se torna agora “luz do mundo”.
Tendo sido incorporado à vida de Deus, feito seu filho, pode então dizer o Pai-Nosso. No caso dos que são batizados com mais idade, recebe-se juntamente o sacramento da crisma e a comunhão eucarística, na qual o neófito é recebido no “banquete das bodas do Cordeiro”.
Conclui-se com a bênção solene para que Deus acompanhe sempre a nova criatura nascida da água e do Espírito e abençoe todas as suas ações.

Leave a Reply