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Curso online: "Teologia dos sacramentos" (Link ao curso completo)
MÓDULO 2: O Batismo
- Tema 1: Origens do Batismo (ver o vídeo)
O Batismo é o sacramento pelo qual começamos a fazer parte da vida de Deus e entramos na Igreja. É chamado o sacramento da geração porque é por meio do batismo que nascemos à vida do espírito, como o nosso nascimento natural.
O batismo tem uma grande tradição desde tempos muito antigos. Sendo um sacramento que no dá vida tem um forte simbolismo de purificação, de morte à uma vida prévia para renascer a uma vida nova, superior.
Nas tradições bíblicas existem muitas abluções rituais para as mãos, os pés, os vestidos. Tudo isto com a finalidade de reencontrar a pureza perdida pelo contato com realidades impuras. Os livros proféticos reagirão a ritos que são só externos exortando a uma purificação sobre tudo do coração.
A água tem um grandíssimo significado em toda a Sagrada Bíblia. Mencionemos alguns deles:
· O dilúvio universal (Gên. 6): todos os males da terra foram exterminados e com Noé, depois do dilúvio, iniciou-se uma nova geração.
· O Mar Vermelho (Êx. 15): o povo de Israel foi liberado da escravidão do Egito e o passo do Mar Vermelho significou a passagem da escravidão à liberdade, da morte à vida.
· Jordão (Josué 3): o povo que peregrinava pelo deserto atravessou o rio Jordão para entrar na terra prometida. É o cumprimento da promessa de Yavhé.
· Costado de Cristo na cruz (Jo 19,34): “Um dos soldados abriu-lhe o lado com uma lança e, imediatamente, saiu sangue e água”. O sangue é sinal da Eucaristia e a água do batismo, os sacramentos pelos quais Deus nos deu a nova vida pelos méritos da sua paixão, morte e ressurreição.
Estes são apenas alguns dos mais emblemáticos momentos da Bíblia onde podemos compreender um pouco mais a importância da água com um efeito mais além do material.
Um evento que marcou a instituição do sacramento do batismo foi o mesmo batismo de Jesus (cf. Mat. 3). Podemos tirar muitos ensinamentos deste momento importante na vida de Jesus.
· Cristo se submeteu ao batismo de João que era um batismo de penitência, sendo que ele não necessitava absolutamente. Cristo não tinha nenhum pecado e mesmo assim quis ser batizado. O motivo é mostrar a sua missão, o seu descer entre os pecadores para elevar-nos à natureza espiritual e divina.
· Jesus atravessou à outra margem para ser batizado. Este ato relembra as passagens do mar Vermelho, do rio Jordão onde o povo atravessou e foi salvado.
· Diz o texto que os céus se abriram. É o efeito contrário após o pecado original onde os céus se fecharam. Isto é o que o batismo vem fazer, abrir os céus nas nossas vidas.
· Vem uma voz do céu que diz: “Este é o meu Filho muito amado”. Trata-se de uma manifestação de Deus, a voz de Deus que consagra Jesus para a sua missão. Observe-se que não é um mandato como no Antigo Testamento: faça, seja, etc. mas um reconhecimento: é o meu Filho.
· Filho que quer dizer comprimento das antigas profecias onde se prometia a vinda do Messias.
· A unção do Espírito Santo que desce em forma de pomba e que permanecerá sempre com Cristo. Como depois do dilúvio a pomba desce paira na terra dando sinal da vida nova.
· O batismo de João era um batismo de penitência, não de perdão porque Cristo ainda não tinha morto na cruz para dar-nos a remissão. É um batismo que prepara o verdadeiro batismo, aquele instituído por Cristo, o batismo no Espírito.
· Jesus foi batizado uma só vez. No era uma ablução como qualquer outra onde se purificava, tornava-se a manchar e se purificava outra vez. O batismo concede uma purificação eterna, o perdão do pecado original. Os pecados pessoais cometidos após o batismo se perdoam com a confissão.
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