Por: Diego Passos, L.C.

Paixão e Missão. Penso que estas duas palavras resumem bem o que é o estudo. São dois motores complementares: não dá para entender um sem o outro. Estudar é uma paixão quando entendemos para que estudamos, ou seja, quando nos damos conta de que há uma missão. Estudar para si mesmo não seria estudo, seria um martírio, uma tortura. De que serviria embelezar-se com toda a sabedoria do mundo, sem outro fim que a própria vaidade? Estudar é sinônimo de entrega, de doação. Estudamos para ajudar os outros, para instruí-los na verdade: esta é a verdadeira missão do estudante. 

Está claro que quando vivemos cada momento de estudo com esta atitude, nós somos os primeiros beneficiados: servir os outros por meio daquilo que aprendemos é servir a nós mesmos. Por meio do estudo, conhecemos melhor o que nos rodeia. Como consequência, conhecermo-nos com mais profundidade a nós mesmos. Por outro lado, se formos capazes não só de conhecer-nos melhor, mas também de atuar conforme o que aprendemos, poderemos dizer que somos senhores de nós mesmos, que temos um verdadeiro domínio sobre as nossas vidas. 

Que emocionante, que apaixonante, é estudar assim! Se encontramos um sentido para o nosso estudo, esta difícil tarefa se tornará um prazer cada vez mais profundo. 





Leave a Reply