Curso online: "Teologia dos sacramentos" (Link ao curso completo)

MÓDULO 2: O Batismo
Tema  2: Os tipos de Batismo (ver o vídeo)


A igreja desde sempre reconheceu três tipos de batismo: de água, de desejo e de sangue. Vamos explicar o que significam estes três tipos de batismo.


O batismo de água é o comum batismo que conhecemos, que a sua vez pode ser feito por imersão ou por infusão. A imersão é a forma mais antiga e conservada ainda em muitas igrejas orientais, pela qual o catecúmeno é mergulhado da água três vezes, símbolo da Santíssima Trindade, e para significar mais visivelmente essa morte e vida, onde se “desce” ao túmulo e se ressurge à vida nova. A infusão é derramar a água na cabeça do batizando três vezes acompanhado das palavras: “Eu te batizo, NN., em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo”.



O batismo assim chamado de sangue. A Igreja mantém a firme convicção de que as pessoas que morrem em razão da fé, os mártires, sem terem recebido o batismo porque ainda estavam em caminho de preparação, são batizadas por sua morte por e com Cristo.



O batismo de desejo é parecido ao anterior. Significa a intenção de batizar que tinha, mas foi impedido por qualquer razão e perdeu a vida. É o caso, por exemplo, dos fetos que morrem prematuramente. O desejo dos pais de batizarem se tivesse nascido é válido e a criatura é considerada batizada.

Sobre os ministros do sacramento do batismo temos que dizer quem pode batizar. Os ministros ordinários são os bispos, os sacerdotes e os diáconos. Em caso de necessidade, porém, a Igreja diz que qualquer pessoa pode batizar até mesmo um não católico. As únicas condições é que tenha a intenção de fazer o que a Igreja faz quando batiza e use a forma da Igreja, ou seja, a água e a fórmula trinitária (“eu te batizo em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo”).

É importante manter sempre a matéria do sacramento que é a água e a fórmula. Sem tais elementos o sacramento não é válido, é como se não fosse realizado. Não valem nem mesmo sinónimos como, por exemplo, “eu te batizo em nome do Criador, do Redentor e do Santificador”. Isto não é válido porque não são as palavras do batismo como Cristo instituiu.


7 Responses so far.

  1. Unknown says:

    boa tarde!!!meus irmãos em cristo,que a paz e o amor do senhor esteja com todos,parabéns pela explicação sobre o Batismo.

  2. Unknown says:

    boa tarde!!!meus irmãos em cristo,que a paz e o amor do senhor esteja com todos,parabéns pela explicação sobre o Batismo.

  3. E qual será o destino do bebê que morre sem o batismo cujos pais acreditam que batismo somente se administra a adultos? Para os que creem é bastante o desejo dos pais, mas quando estes não querem?

  4. Unknown says:

    Vejo nesta questão o quäo danoso foi Martinho Lutero e o protestantismo.

  5. Unknown says:

    por que se batizar alguém que não tem conhecimento do ato, ou porque se batizar um feto se já esta sem vida, então o batismo em um corpo sem vida, será transportado para o plano divino. os apóstolos batizavam pessoas mortas?

  6. Unknown says:

    meu caro irmão desconhecido, com muito respeito, vejo sua visão sobre Lutero e o protestantismo, mas, o senhor já estudou a fundo a historia da igreja, pois sou formado em historia e conheço uma pequeníssima parte dela.

  7. Unknown says:

    Precisa estudar um pouco mais pra depois comentar! A igreja não batiza fetos sem vidas oh pessoas adultas já sem vida!O Batismo se vida se contradiz os ensinamentos de Cristo,e as crianças quando morrem sem o sacramento do Batismo a igreja acredita que elas são salvas sim Por que Jesus diz deixei vim a mim todas as criancinhas

Leave a Reply