por Anderson Pitz, LC



Começamos o tempo litúrgico do Advento. A Igreja, durante o ano, a semelhança das estações, prevê quatro tempos litúrgicos: Advento, Natal, Quaresma-Pasqua e Tempo Ordinário.
A palavra Advento vem do latim e significa “vinda”. O tempo do Advento é um tempo de preparação para uma vinda importante, a vinda do Filho de Deus que se revestirá da nossa natureza humana fazendo-se homem como nós.
 
Preparação externa e interna
Toda chegada importante requer uma preparação. Quando recebemos os parentes, amigos ou hóspedes importantes nós sempre preparamos bem a casa, a festa, o almoço, etc. Uma boa limpeza e organizada, uma mesa bem colocada com a melhor louça, os alimentos bem preparados, etc.
Não digamos quando se espera um filho que vai nascer. A emoção começa desde a preparação de tudo para acolher melhor aquela nova criatura que vai habitar em meio a nós: o quartinho, a roupinha, os brinquedos, tudo o necessário.
Que bonito seria se nas nossas vidas para o Natal pensássemos deste mesmo modo. Vamos receber na nossa casa, na casa do nosso coração ao mesmo Deus, nosso Pai e Criador, nosso Redentor e Senhor.
Por isso é necessário uma digna preparação. Não de qualquer jeito, não improvisada na última hora. Nem mesmo só externa. Quantas vezes a nossa preparação para o Natal se reduz a uma boa faxina geral da casa, uns enfeites e o pinheiro. Tomara que houvesse pelo menos um presépio.
 A preparação externa é sempre uma ajuda para a preparação externa. Essa é a sua principal função. Sem esse sentido, perderia a sua essência e o seu mesmo significado.
Durante os dias de Advento o mais importante é a preparação da nossa casinha interior, do nosso coração, para receber dignamente tão grande e honorário Hóspede.
Que Jesus, quando chegue ao nosso coração neste dia 25, encontre um lar quentinho, carinhoso, onde ele seja bem recebido. Um lar organizado, limpinho. Assim deve estar a nossa alma e as nossas atitudes ao recebê-lo.
 
Preparação externa
Proponho agora alguns meios externos que podem nos ajudar a melhor preparar-nos para o Natal. Serão dois, em concreto: a coroa de advento e o presépio.
Partimos de um pressuposto: estamos muito ligados à sensibilidade. O fato de ver, tocar, sentir certos elementos externos, materiais, sempre nos ajuda a dar o passo ao intelectivo, ao espiritual. Assim somos, é a nossa natureza. Somos materiais e o nosso conhecimento passa pelos sentidos.
 
COROA DO ADVENTO: uma tradição cristã muito antiga é ter em casa uma coroa de advento. Trata-se de uma coroa de folhas de pinos ou outra árvore do estilo, entrelaçadas criando uma coroa redonda.
Nesta coroa são colocadas quatro velas, três roxas e uma cor de rosa que simbolizam a cor litúrgica dos quatro domingos de Advento. A vela de cor rosa simboliza o terceiro domingo de Advento, a domenica laetare, “domingo de alegria”. É um domingo especial, de alegria, uma pausa no esforço de preparação durante este período. A cor rosa também significa a aproximação ao natal, roxo do Advento com branco do Natal dá como resultado uma cor rosada.
O significado da coroa redonda é o amor de Deus que é infinito, não tem começo nem fim.
A cor verde das folhas ou ramos é a cor da esperança. O nascimento de Cristo traz a esperança da redenção e da nova criação. Pela sua encarnação e pascoa somos regenerados.
Cada domingo se acende em família uma vela, depois de uma breve oração. Também tem um significado, a família que reza unida e se prepara unida para receber Nosso Senhor.
 
PRESÉPIO: é triste pensar que esta tradição está perdendo tanta força e continuação. Cada lar cristão deveria ter um presépio na sua casa durante o tempo de Advento e o Natal do Senhor.
Mesmo que não seja tão elaborado, mesmo que seja simples, mas que importante e significativo.
Não se rejeita, porém, o fato de prepara-lo com amor e dedicação, dado que se trata da representação mesma do mistério da encarnação do Senhor.
O fato de ter o presépio num lugar visível na nossa casa, nos ajuda cada dia recordar o mistério para o qual nos estamos preparando e esperamos com alegre expectativa.
Além, é um ótimo meio de catequização dos nossos filhos. A raiz do presépio, feito ou contemplado em família, explica-se de modo pedagógico aos filhos o significa desta representação.
É pleno de significado deixar vazio o espaço para o Menino Jesus até a meia noite do dia 24. Colocando a sua imagem depois da Missa do Galo simbolizamos a sua chegada.
 
Preparação interna
Como dizíamos antes a preparação externa seria vazia de sentido se não refletisse uma preparação interna.
São muitos os meios que podem nos ajudar para preparar o nosso interior.
 
EVANGELHO: a leitura e meditação do Evangelho, sobre tudo das partes que fazem referência direta ao mistério da encarnação, é de singular importância. Que bonito seria cada dia ou cada certo tempo, pegar um texto evangélico sobre o Natal, lê-lo e meditá-lo pessoalmente ou em família.
De modo singular as leituras que nos propões a liturgia deste período, especialmente dos domingos, que escutamos na santa missa.
 
ORAÇÃO: o encontro pessoal y comunitário com Deus é um meio indispensável para preparar o nosso coração para receber o divino Hóspede.
A oração vai transformando o nosso interior, vai dando espaço para que Deus mude e coloque as coisas em ordem conforme ele quer.
 
CONFISSÃO: para uma boa ordem é necessário uma boa faxina. A confissão é a purificação da nossa alma, a limpeza que volta a dar brilho e resplendor.
Sou bem consciente que as vezes custa, mas como bem dizia o Papa Francisco, é preferível ficar vermelho uma vez que amarelo muitas.
 
EUCARISTIA: a presença de Jesus nas nossas almas nos transforma. Quando recebemos a comunhão ocorre um milagre. Não é a comunhão que se transforma em nós mas nós que nos transformamos em Cristo.
Cristo eucaristia, como nos lembra o mesmo Papa na sua nova exortação apostólica, é remédio. Cura a nossa alma, a purifica, a transforma.
 
Aproveitemos ao máximo este período de graça do Senhor. Vivamos um autêntico Advento, uma autêntica e eficaz preparação para receber Nosso Senhor do melhor modo possível.
Marana tha”, vem Senhor Jesus.

Leave a Reply