Curso online: "Teologia dos sacramentos" (Link ao curso completo)
MÓDULO 1: Sacramentos em geral.

Tema 7: Os efeitos dos sacramentos (ver o vídeo)




Começamos a falar agora dos sacramentos em quanto aos sete sacramentos instituídos por Cristo e dados à Igreja. Os sete que conhecemos: batismo, crisma, Eucaristia, penitência, unção dos enfermos, matrimônio e ordem sacerdotal.

Estes sacramentos têm uns “efeitos”, nos concedem certos dons à alma. Quando definimos os sacramentos dissemos que são sinais visíveis, meios materiais que podemos ver, tocar, sentir, mas também dissemos que além disso eles concedem a graça. Justamente desta segunda parte vamos falar agora.

Os efeitos dos sacramentos são basicamente três: a graça santificante, as graças próprias de cada sacramento e o carácter sacramental no caso do batismo, crisma e ordem sacerdotal.

A graça santificante é um dom infinito. Deus mesmo que nos concede certa semelhança ao seu ser divino. Pela graça Deus nos comunica a sua vida em nós. Isso significa que nos dá dons e virtudes que pertencem ao seu ser. Com a graça santificante a alma do cristão se enche de luz, de brilho porque Deus mesmo se faz presente de forma plena na alma. Deus toma posse da alma e Ele é quem atua se lhe permitimos.

Os sacramentos são a porta para receber a graça santificante (batismo), para recuperá-la em caso de ter perdido (confissão) ou de acrescentá-la (os demais sacramentos).

Além da graça santificante cada sacramento concede umas graças especiais, específicas. Santo Tomás de Aquino diz que os sacramentos acompanham toda a vida do cristão e cada um deles é dado num momento específico da vida para conceder umas forças especiais para aquela etapa ou estado da vida. Como aqui estamos apenas indicando em geral os efeitos dos sacramentos deixamos a explicação assim, que cada um deles concede graças especiais, mais adiante quando abordemos cada um dos sete sacramentos vamos indicar as graças que cada um deles concede de modo particular.

Por último, três deles imprimem na alma o carácter sacramental. Estes são o batismo, a confirmação e a ordem. A palavra carácter vem do antigo grego e significa um selo, uma marcação. Estes sacramentos marcam a nossa alma com um selo muito especial, um selo divino, somos marcados por Deus e para Deus.

O carácter é uma capacidade para o culto divino. Cada carácter nos faz capazes de atos de culto, que consiste em receber ou doar realidades divinas. Recebe as realidades divinas, as graças, quem está batizado e logo ainda mais plenamente quando está crismado. Pode doar as realidades divinas, os dons sobrenaturais do corpo de Cristo, do seu perdão, etc. quem recebeu a ordem sacramental, o sacerdócio.

One Response so far.

  1. Anônimo says:

    A ação de Deus em nossa vida por meio dos Sacramentos é maravilhosa, um gesto de amor do nosso Criador por nós, que nem sempre fieis a Ele.

    Luciene Lima Prado

Leave a Reply