Curso online: "Teologia dos sacramentos" (Link ao curso completo)

MÓDULO 1: Sacramentos em geral.

       - Tema 4: A definição de sacramento (ver o vídeo)


http://www.youtube.com/watch?v=jr7-olss4EY


Depois de ter feito um longo caminho da história da salvação e por tanto, as história dos sacramentos, podemos agora entender uma possível definição de sacramento.

  

Até agora falamos da palavra sacramento em sentido geral, quase que poderíamos chamar sacramentalidade, ao conceito desenvolvido até agora. Vamos definir e explicar o que é um sacramento em geral, neste mesmo sentido de sacramentalidade, e logo, os sacramentos como entendemos pelo estudado no nosso catecismo.


Sacramento, em geral, é “um sinal visível de uma realidade invisível”, dizia Santo Agostino. Ou ainda, “sinal de uma realidade sagrada em quanto que santifica o homem” (Santo Tomás de Aquino).
  
Tomamos estas duas definições muito semelhantes entre si porque expressam plenamente o significado de como a Igreja entende os sacramentos.
  
Neste conceito tão amplio entram tanto os sete sacramentos, porque eles também sinais visíveis que dão uma graça invisível, para a nossa santificação. Mas também podem ser sacramentos em certo sentido as pessoas, porque podem ser canais para receber essas graças invisíveis, imateriais, espirituais de Deus.
  
Qual é, por tanto, a diferença? Que um é sacramento propriamente dito, instituído por Cristo e reconhecido pela Igreja, e os outros não. Os segundos “são como um sacramento”, mas não são sacramentos em si. Além do mais, os sacramentos não são apenas sinais mas são eficazes porque contém em si a graça. O batismo, em mérito de Cristo que atua nele, contém em si a graça da nossa purificação do pecado original e nossa transformação em filhos de Deus. As outras coisas chamadas sacramentos não contem em si essa graça.
  
Existem alguns elementos que não podem faltar para compreender o significado completo de sacramento. Estes são:   
  • Que se trata de uma celebração do mistério Pasqual. Os sacramentos transmitem a graça que Cristo mereceu pela sua paixão, morte e ressurreição. Eles, justamente, nos transmitem essa graça. São os meios que Cristo quis para dar-nos essas graças.
  • São ações do Cristo celeste. É Cristo mesmo quem obra por meio deles. É Cristo quem batiza, quem perdoa os pecados, quem consagra a Eucaristia, por meio dos seus ministros.
  • Através do Espírito Santo e da Igreja. Jesus confiou aos seus discípulos e por meio deles, aos seus sucessores, o poder de administrar essas graças que nos vem comunicadas através do seu Espírito.  
  • Todos e cada um deles foram instituídos por Cristo de forma específica como o Batismo e a Eucaristia, ou de forma genérica como os demais sacramentos. Entende-se de forma genérica a que não há um momento pontual no qual Ele instituiu mas por meio de várias palavras, gestos ao longo de sua vida manifestam a sua vontade institucional.  
  • Os sacramentos tem um aspecto encarnacional, sensível e simbólico. São realidades físicas, visíveis, simbólicas. Quase que encarnam, tem, contém a virtude divina, a graça que Deus quer comunicar.  
  • Conferem a graça santificante. É o efeito dos sacramentos. Estudaremos eles mais adiante.





Leave a Reply