Posted by Unknown in
on
-
Curso online: "Teologia dos
sacramentos" (Link ao curso completo)
MÓDULO 1: Sacramentos em geral.
- Tema 6: Necessidade e eficácia dos sacramentos (ver o vídeo)
Neste momento explicaremos se são necessários os sacramentos para salvar-se e como eles atuam na nossa alma.
Cristo morreu na cruz para redimir-nos dos nossos pecados e para abrir-nos as portas do céu fazendo-nos filhos de Deus. Porém, nós não recebemos essas graças só pelo fato de nascer. O meio de recebê-los é o batismo e logo, essas graças se acrescentam ou se recuperam pelos demais sacramentos.
Porém, para salvar-se é necessário receber os frutos da cruz de Cristo. Por diversas circunstâncias uma pessoa pode não receber os sacramentos materialmente. Há necessidade pelo menos de querer recebe-los, assim chamado a recepção por desejo.
Santo Tomás a quem tanto nos referimos sobre a doutrina dos sacramentos diz que necessitamos o batismo para entrar na vida de graça, a penitência para recuperá-la, e o sacramento da ordem para transmitir certas graças sacramentais (consagrar, crismar, perdoar, etc.).
Por que são necessários os sacramentos. Pelo nossa mesma condição humana unida à matéria. Nós chegamos ao espiritual e ao inteligível por meio do corpóreo e sensitivo. Por isso, a Divina Providência confere ao ser humano os auxílios à salvação sob certos sinais corpóreos e sensíveis, chamados sacramentos.
Em segundo lugar, é como um remédio. Ele não contém em si a saúde, mas a dá por meio de uns elementos materiais que serão causa deste efeito.
Os sacramentos, como dissemos anteriormente, não são apenas sinais, mas contém em si as graças que conferem. São instrumentos de tais graças.
São eficazes porque além de significar produzem a graça. Está conteúdo neles a graça. Uma coisa pode estar conteúda na outra de diferentes formas. Como um efeito está na causa, assim está a saúde num remédio. Ou pode conter-se como está o que significa no que a simboliza, como está a indicação de virar a direita na placa que indica esta ação.
Os sacramentos agem pela mesma ação de Cristo. “Eles são eficazes, porque neles é o próprio Cristo que opera: é Ele que batiza, é Ele que age nos sacramentos para comunicar a graça que o sacramento significa” (Catecismo, n.1127).
E ainda, “é esse o sentido da afirmação da Igreja (44): os sacramentos atuam ex opere operato (à letra: «pelo próprio facto de a ação ser executada»), quer dizer, em virtude da obra salvífica de Cristo, realizada uma vez por todas. Segue-se daí que «o sacramento não é realizado pela justiça do homem que o dá ou que o recebe, mas pelo poder de Deus». Desde que um sacramento seja celebrado conforme a intenção da Igreja, o poder de Cristo e do seu Espírito age nele e por ele, independentemente da santidade pessoal do ministro. No entanto, os frutos dos sacramentos dependem também das disposições de quem os recebe” (Catecismo n. 1128).
“A Igreja afirma que, para os crentes, os sacramentos da Nova Aliança são necessários para a salvação. A «graça sacramental» é a graça do Espírito Santo dada por Cristo e própria de cada sacramento. O Espírito cura e transforma aqueles que O recebem, conformando-os com o Filho de Deus. O fruto da vida sacramental é que o Espírito de adopção deifique os fiéis, unindo-os vitalmente ao Filho único, o Salvador” (Catecismo n. 1129).
Cristo morreu na cruz para redimir-nos dos nossos pecados e para abrir-nos as portas do céu fazendo-nos filhos de Deus. Porém, nós não recebemos essas graças só pelo fato de nascer. O meio de recebê-los é o batismo e logo, essas graças se acrescentam ou se recuperam pelos demais sacramentos.
Porém, para salvar-se é necessário receber os frutos da cruz de Cristo. Por diversas circunstâncias uma pessoa pode não receber os sacramentos materialmente. Há necessidade pelo menos de querer recebe-los, assim chamado a recepção por desejo.
Santo Tomás a quem tanto nos referimos sobre a doutrina dos sacramentos diz que necessitamos o batismo para entrar na vida de graça, a penitência para recuperá-la, e o sacramento da ordem para transmitir certas graças sacramentais (consagrar, crismar, perdoar, etc.).
Por que são necessários os sacramentos. Pelo nossa mesma condição humana unida à matéria. Nós chegamos ao espiritual e ao inteligível por meio do corpóreo e sensitivo. Por isso, a Divina Providência confere ao ser humano os auxílios à salvação sob certos sinais corpóreos e sensíveis, chamados sacramentos.
Em segundo lugar, é como um remédio. Ele não contém em si a saúde, mas a dá por meio de uns elementos materiais que serão causa deste efeito.
Os sacramentos, como dissemos anteriormente, não são apenas sinais, mas contém em si as graças que conferem. São instrumentos de tais graças.
São eficazes porque além de significar produzem a graça. Está conteúdo neles a graça. Uma coisa pode estar conteúda na outra de diferentes formas. Como um efeito está na causa, assim está a saúde num remédio. Ou pode conter-se como está o que significa no que a simboliza, como está a indicação de virar a direita na placa que indica esta ação.
Os sacramentos agem pela mesma ação de Cristo. “Eles são eficazes, porque neles é o próprio Cristo que opera: é Ele que batiza, é Ele que age nos sacramentos para comunicar a graça que o sacramento significa” (Catecismo, n.1127).
E ainda, “é esse o sentido da afirmação da Igreja (44): os sacramentos atuam ex opere operato (à letra: «pelo próprio facto de a ação ser executada»), quer dizer, em virtude da obra salvífica de Cristo, realizada uma vez por todas. Segue-se daí que «o sacramento não é realizado pela justiça do homem que o dá ou que o recebe, mas pelo poder de Deus». Desde que um sacramento seja celebrado conforme a intenção da Igreja, o poder de Cristo e do seu Espírito age nele e por ele, independentemente da santidade pessoal do ministro. No entanto, os frutos dos sacramentos dependem também das disposições de quem os recebe” (Catecismo n. 1128).
“A Igreja afirma que, para os crentes, os sacramentos da Nova Aliança são necessários para a salvação. A «graça sacramental» é a graça do Espírito Santo dada por Cristo e própria de cada sacramento. O Espírito cura e transforma aqueles que O recebem, conformando-os com o Filho de Deus. O fruto da vida sacramental é que o Espírito de adopção deifique os fiéis, unindo-os vitalmente ao Filho único, o Salvador” (Catecismo n. 1129).
Menu
Pesquisar
Followers
Blog Archive
-
▼
2014
(49)
-
▼
fevereiro
(9)
- Tema 8: O número dos sacramentos
- Tema 7: Os efeitos dos sacramentos
- Tema 6: Necessidade e eficácia dos sacramentos
- Tema 5: A instituição dos sacramentos
- Tema 4: A definição de sacramento
- Tema 3: Os sacramentos no Novo Testamento
- Tema 2: Os sacramentos do Antigo Testamento
- Módulo 1: O que são os sacramentos
- Curso online: "Teologia dos sacramentos"
-
▼
fevereiro
(9)
Contador
Postagens populares
-
Curso online: "Teologia dos sacramentos" ( Link ao curso completo ) MÓDULO 2: O Batismo - Tema 2: Os tipos de Batis...
-
Anderson A. Pitz, LC O Papa Francisco tem desenvolvido um pontificado realmente inédito. Uma personalidade que atrai a todo ti...
-
Pe. Cassio Barros, LC Estamos no Ano da Fé. E se nos perguntamos: “qual é o núcleo da nossa fé?”, ou seja, “o que é que nós devemos ...
-
Curso online: "Teologia dos sacramentos" ( Link ao curso completo ) MÓDULO 2: O Batismo - Tema 4: Os efeitos do Batismo (...
-
Por Anderson Pitz, LC "Quem canta reza duas vezes". Quanta sabedoria nesta famosa frase de Santo Agostinho. A oração é importa...
-
Noções Católicas inicia o curso online "Teologia dos sacramentos" . Neste curso aprenderemos mais sobre os sacramentos da no...
-
por Anderson A. Pitz, LC Hoje, em Roma, o Papa consagrará o mundo inteiro ao Imaculado Coração de Maria. Todos nós estamos convidados ...
-
Curso online: "Teologia dos sacramentos" ( Link ao curso completo ) MÓDULO 1: Sacramentos em geral. - Tema 7: Os efe...
-
por Anderson Pitz, LC Começamos o tempo litúrgico do Advento. A Igreja, durante o ano, a semelhança das estações, prevê quatro tempos...
-
Quando você se levantou pela manhã, eu já havia preparado o sol para aquecer o seu dia, e o alimento para a sua nutrição, sim, eu prov...