Alexandre Nunes, LC (religioso legionário de Cristo, brasileiro, colaborador nas celebrações pontifícias em Roma)



         Os evangelhos nos apresentam os gestos concretos e humanos de Jesus: Ele caminha, abençôa, toca, cura, eleva os olhos ao céu, parte o pão, toma o cálice. São estes os gestos que a liturgia revive na celebração dos sacramentos. Mas é sobretudo na vigílha da sua paixão que Jesus nos ensinou os gestos que nós devemos cumprir. Ele é o mestre da nossa educação litúrgica.

A Sua arte consiste em colocar o essencial em poucas coisas. O significado da liturgia se torna transparente só na simplicidade e na sobriedade. «Quando, pois, chegou a hora, em que por vós, ó Pai, ia ser glorificado, tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até o fim. Enquanto ceavam, ele tomou o pão, deu graças, e o partiu e deu a seus discípulos, dizendo […]. Do mesmo modo, ele tomou em suas mãos o cálice com vinho, deu graças novamente, e o deu a seus discípulos, […]».

O que torna belo o gesto do Senhor? A decoração do lugar? O modo com que  a mesa estava preparada? A riqueza da toalha do altar? É correto que tudo isto serve para sublinhar a beleza, como uma moldura que põe em evidência a beleza do quadro. A verdadeira beleza é o gesto do amor salvador: «amou-os até o extremo…, tomou o pão».  Por isto o gesto é belo. A Igreja, ao repetir o gesto de Cristo, encontra nele a beleza porque reconhece no gesto o amor do seu Senhor. 

O sentido estético, o sentido de beleza na liturgia não depende em primeiro lugar da arte, mas do amor do Mistério Pascal. Para colaborar com a liturgia, a arte necessita ser evangelizada pelo amor. A beleza de uma celebração eucarística não depende essencialmente da beleza arquitetônica, das cores, mas em primeiro lugar da sua capacidade de deixar transparecer o gesto de amor realizado por Cristo. Através dos gestos, das palavras e das orações da liturgia nós devemos reproduzir e fazer transparecer o gesto, a oração e a palavra do Senhor Jesus. É este o mandamento recebido do Senhor: «Fazei isto em memoria de mim».

2 Responses so far.

  1. Luciane Pitz Ern says:

    Parabéns querido amei.

Leave a Reply