Nikolaus Klemeyer, L.C.


Meu nome é Nikolaus Klemeyer, nasci na Alemanha, tenho 28 anos e estou terminando o mestrado em filosofia.

Às vezes me imaginava como seria se, de uma pessoa, se fizera uma série de fotografias ao estilo de passaporte. Como bebê, logo, como uma criança, jovem, adulto, ancião... A mudança de um dia para o outro não é perceptível certamente; de semana a semana talvez um pouco, de mês a mês um pouco mais, de ano para ano com segurança. Ou seja, contemplando-o por blocos, percebe-se a alterações ocorridas nas características do rosto da pessoa.

Esta maneira de ver diferentes períodos da vida e o salto de um para o outro, sempre me ajudou na vida como cristão, como Católico, religioso legionário de Cristo e, se Deus quiser, futuro sacerdote.

No meu caso vai de um extremo a outro, ou seja, o ambiente religioso e cultural em que nasci e a experiência atual são muito distantes. O caminho de um lado para outro tem sido de forma gradual, em geral, mas ainda que parecia um lenta progresso, vendo agora, foi às vezes uma fortíssima "ascensão". De uma família com profundas raízes luteranas, sou religioso na Legião de Cristo, que certamente tem uma identidade católica profunda.

Qual tem sido o elemento na vida que tem me acompanhado de um lado para o outro? Certamente Deus e assim é que eu experimento. Tem sido uma viagem que foi crescendo com muita plenitude. O patrimônio espíritual e a graça da Igreja Católica, concretizada no patrimônio da Legião que Ele abriu para mim e que eu me tenho nutrido, é imenso. Há uma riqueza que se descobre cada dia mais na oração, na liturgia, as leituras, na convivência... E essa riqueza, se manifestará em múltiplas formas.

Aqui entra para mim o amor pela minha vocação. Todas as semanas santas que eu tenho vivido dentro da Igreja Católica na Legião de Cristo. Isso significa que Deus, através de minha “família” legionária, me introduziu na plenitude do Mistério Pascal. E é uma imensa plenitude que falta a muitas pessoas que conhecemos. Desta experiência do mistério de Cristo vivido com essas características do nosso carisma, que nos são dadas sem que possamos defini-los exatamente, se plasma uma missão: partilhar a mesma plenitude e experiência de Cristo através da caridade.

Este é para mim pessoalmente o núcleo da minha vocação religiosa. Assim é como obtém luz todos os outros elementos da nossa vocação, embelecendo e dando-lhes vida a partir de dentro: votos religiosos, vida comum e fraterna, a exigência de vida religiosa, o apostolado específico, a formação intelectual... E o futuro me entusiasma muito. Embora não seja apoditicamente lógica esta frase, porém é muita certe: se Deus já deu muito, muito mais dará no futuro.

 

Leave a Reply