Por Rafael Kizimia, LC

Cada fim de ano nos traz uma série de sentimentos, emoções e esperanças, de modo especial com a vivência do Natal. Por isso, é muito importante conhecer alguns dos significados dos símbolos que nos ajudam a viver essa festa. 

Todas as crianças do mundo, quando chega essa época do ano, logo pensam na cartinha que devem escrever para o Papai Noel pedindo seu presente de natal. Esses dois símbolos que aparecem unidos na festa de Natal que hoje celebramos tem sua origem em duas tradições diversas. Do Bom Velhinho se conta a história sobre uma antiga tradição de um bispo chamado Nicolas. Esse bom homem vivia na Turquia e lá conheceu uma família que passava por muitas necessidades econômicas, diante disso ele tomou todo o dinheiro que possuía e deu-lhes de presente. Por isso, o Papai Noel quer representar esse espírito de caridade e amor que devemos ter ao nosso próximo, ajudando-lhes com tudo o que estiver ao nosso alcance.

A tradição de dar presentes no Natal começou com os primeiros cristãos, com isso queriam representar ao menino Jesus que no primeiro dia do ano dava presentes. Parece engraçado que seja Ele, o aniversariante da festa, quem de os presentes, mas isso contem um significado profundo, Jesus que vem ao mundo para nos dar o maior presente de todos que é a nossa salvação, ou seja, a possibilidade de viver com ele para sempre.

Ao falar dos símbolos do Natal não podemos esquecer-nos de mencionar a árvore que todos os anos enfeita os lares cristãos. A história dela nos remonta ao início do século VIII quando São Bonifácio sentiu o chamado para evangelizar os povos pagãos da Europa Central e, deixando sua abadia, foi para a Alemanha. As tribos germânicas e escandinavas professavam religiões cujos ritos celebravam em suas florestas. Pregar não foi fácil, mas São Bonifácio encontrou uma maneira de torná-lo acessível a essas pessoas se aproveitando de suas práticas religiosas. Um dia, diante de uma multidão que lhe ouvia, mandou que cortassem uma das árvores dessa floresta e plantassem um pinheiro no seu lugar. Depois, ele disse aos ouvintes que os deuses deles eram como árvores que morrem a cada ano, eram obsoletos, enquanto Cristo como o pinheiro, sempre vivia, pois era eterno.

Papai Noel, presentes e árvores de Natal, todos esses ícones que desde nossa infância encheram de alegria nosso Natal, nos trazem uma mensagem de esperança e amor de Deus. Vivamos essa festa dando um real significado aos seus símbolos, mas não só nas nossas vidas, aproveitemos para comunicá-los às pessoas que estão ao nosso redor para que cada vez vivamos melhor o Natal. 

Leave a Reply