por Wenderson Machado Pinto, LC 



Depois da JMJ no Brasil, que teve por lema “Ide fazei discípulos todas as nações!” (cf. Mt 28, 19), o Papa Francisco nos dá um grande presente, sua primeira exortação apostólica que tem por nome Evangelii Gaudium (Alegria do evangelho). 

Com esta exortação o Santo Padre nos quer mostrar a melhor forma de fazer discípulos de Cristo, que é através do testemunho da alegria de viver o evangelho no nosso dia a dia, pois segundo suas próprias palavras “A ALEGRIA DO EVANGELHO enche o coração e a vida inteira daqueles que se encontram com Jesus”. 

Fazer discípulos significa sair ao encontro de todas as pessoas, presentes em nossas vidas, através de nosso exemplo como verdadeiros amigos de Jesus Cristo e de sua Boa Nova, por isso Francisco nos convida “para uma nova etapa evangelizadora marcada por esta alegria” e nos quer “indicar caminhos para o percurso da Igreja nos próximos anos”. 

A alegria do evangelho é uma alegria que nos abre aos demais, que nos tira do nosso mundo mesquinho e dos nossos próprios interesses, nos ajuda a escutar a voz de Deus que nos chama a ver-lhe no nosso próximo e que nos enche de um grande fervor para querer fazer o bem em todos os momentos. 

Mas, toda esta alegria do evangelho nasce de um encontro profundo e intimo com a pessoa viva, real e presente em todo lugar de Jesus Cristo. Através desta premissa o papa nos lança a seguinte convite: «Convido todo o cristão, em qualquer lugar e situação que se encontre, a renovar hoje mesmo o seu encontro pessoal com Jesus Cristo ou, pelo menos, a tomar a decisão de se deixar encontrar por Ele, de O procurar dia a dia sem cessar». 

É sempre bom recordar que, como já dizia Paulo VI, «da alegria trazida pelo Senhor ninguém é excluído» e por isso devemos proclamar, cantar e gritar com efusiva alegria como faz o salmista «Cantai, ó céus! Exulta de alegria, ó terra! Rompei em exclamações, ó montes! Na verdade, o Senhor consola o seu povo e se compadece dos desamparados» (49, 13). 

Aqui temos o presente do Santo Padre que nos pode ajudar a crescer na alegria de ser cristãos e católicos convencidos de nossa fé em Jesus, em seus ministros e em sua Igreja, depende de nós querer fazer real as palavras escritas nele. Busquemos a leitura de esta maravilhosa exortação e do evangelho e deixemo-nos transformar por esta alegria, de modo que possamos anunciá-lo a todos as nações com o verdadeiro entusiasmo que trás Aquele que é «o caminho, a verdade e a vida» (cf. João 14, 6).

Leave a Reply