por Wenderson Machado Pinto, LC


Hoje me perguntava quais são as duas explicações que mais se usam quando falamos de amor, e essas duas são: o amor que se explica pela beleza de uma pessoa ou pela admiração que eu possa ter por ela.

É muito interessante quando paramos para ver essas nossas duas possibilidades. Não podemos descartar que o amor possa nascer da beleza ou da admiração, mas vejo que quando o amor está fundado somente nisso rapidamente pode chegar ao fim.

O amor real e não fundado em coisas supérfluas se trata de uma decisão séria, tomada com o coração, a cabeça e unido em oração com Deus. É uma decisão que custa e pode levar algo de tempo, mas uma vez tomada durará e o tempo poderá passar, as dificuldades virem, as decepções aparecerem e a beleza acabar, mas o amor continuará.

Madre Teresa de Calcutá dizia: “Não ame pela beleza, pois um dia ela acaba. Não ame por admiração, pois um dia você se decepciona. Ame apenas, pois o tempo nunca pode acabar com um amor sem explicações”.

Quantas vezes posso ver que realmente as pessoas que eu considerava mais belas, já não são mais; quantas decepções recebi de pessoas que admirava e quantas pessoas que tinham alguma admiração por mim, eu decepcionei. Agora quando tenho amado sem pedir nada em troca, quando compreendi as pessoas, quando perdoei e fui perdoado, quando realmente amei com um coração livre, que busca o interior e não o exterior, quando não pedi nenhuma dessas explicações e disso fala madre Teresa, aí foi quando realmente amei e amo, porque o verdadeiro amor não tem fim.

Leave a Reply