Pe. Cassio Barros, L.C. (sacerdote legionário de Cristo, brasileiro, doutorando em teologia em Roma)


Não é fácil escrever sobre o Espírito Santo, assim chamado o “grande desconhecido”. Gostaria de expressar-me oferecendo um testemunho pessoal.

O Espírito Santo é aquele hóspede da alma bastante “incômodo”, porque Ele está sempre empurrando-nos à santidade e essa custa. Mas também tenho que dizer que vale a pena escutá-lo. Quanta paz Ele oferece para aqueles que o escutam e cumprem as suas indicações. É questão de fazer a experiência.

É importante não confundir “inspirações do Espírito Santo” com aquilo que eu gostaria de fazer, com as minhas ideias e meus planos. Quase sempre Ele muda todos os nossos planos. Para saber discernir sempre é bom ter um diretor espiritual que me ajude nessa tarefa. Com o tempo vai sendo cada vez mais claro saber quando quem fala dentro de mim é Ele ou os meus vaidosos desejos. E se descobre isso quando o fruto de seguir determinada inspiração é a paz, mas a paz profunda da consciência, que só Deus pode dar.

Assim, o Espírito Santo é aquele que está sempre empurrando-me a sair de mim mesmo; a viver em comunidade – fazendo Igreja; a colaborar com os demais; a unir forças e jamais criticar ou destruir os demais; a perdoar a todos, etc. Também é o Espírito Santo que me leva a conhecer melhor Cristo nas Escrituras. Ele me ensina a compreender melhor o que eu leio e me indica o caminho para colocar em prática o Evangelho.

O Espírito Santo quer e pode mudar a minha vida. Ele me quer santo e está dentro de mim empurrando-me à santidade, mas Ele é muito delicado e basta não prestar-lhe atenção ou ofender a Deus e Ele ficará ali caladinho, esperando ser chamado.

Para terminar simplesmente queria dizer que o Espírito Santo que atuou no início da Igreja com tantos milagres é o mesmo que quer atuar hoje na Igreja, que quer atuar em mim e fazer-me santo, por isso devemos dar-lhe essa oportunidade e crer Nele e Ele fará maravilhas na nossa vida. “Vem Espírito Santo e transforma a face da terra!”

5 Responses so far.

  1. O Espírito Santo é o nosso sócio. "Ele me pede e eu lhe dou, eu lhe peço e Ele me dá", ser sempre dócil às suas divinas inspirações

  2. “Vem Espírito Santo e transforma a face da terra!”

  3. Obrigado ao Pe. Cassio Barros pelo belíssimo texto partilhado. E aos irmãos pela iniciativa do blog.

    ... Vimos a verdadeira Luz, recebemos o Espírito celeste, encontramos a verdadeira fé: adoramos a Trindade indivisível, pois ela quem nos salvou...

  4. Anônimo says:

    O Espiríto Santo de Deus está mudando a minha vida..... Posso perceber....... E para melhor. Vinde a cada dia mais Espirito de Amor!!!!

Leave a Reply