Anderson A. Pitz, LC - Legionário de Cristo, de Joinville-SC. Formado em humanidades e línguas clássicas e em filosofia. Atualmente estuda teologia em Roma e está se especializando em exorcismo e oração de libertação.




         Hoje celebramos a festa do Sagrado Coração de Jesus. Podemos dizer que esta devoção tem sua origem durante a mesma vida de Jesus: o seu infinito amor aos homens e o amor de tantos homens à Ele.

         Em muitas linhas do Evangelho lemos frases como: “Jesus, tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-lhes até o extremo”; “Jesus chorou” a perda do seu amigo Lázaro; “Não há maior amor que aquele de dá a sua vida pelos seus amigos”. Por outra parte, florecem abundantes sinais de pessoas que o amam apaixonadamente: “João, o discípulo amado”; “Marta, deixaia, Maria escolheu a melhor parte”.

         Porém, a devoção ao Coração Sagrado como a conhecemos hoje em dia teve início com as famosas aparições à Santa Margarita Maria de Alacoque, no convento de Paray-le-Monial (França). Nestas aparições, Jesus com seu coração chamejante, revelou à Santa Margarita quanto amava o mundo e as suas almas e que pelo contrário, recebia especialmente dos seus escolhidos, ofensas e ultrajes.

         “Eis o Coração que tanto amou os homens, que nada poupou, até se esgotar e se consumir para lhes testemunhar seu amor. Como reconhecimento, não recebo da maior parte deles senão ingratidões, pelas suas irreverências, sacrilégios, e pela tibieza e desprezo que têm para comigo na Eucaristia. Entretanto, o que Me é mais sensível é que há corações consagrados que agem assim. Por isto te peço que a primeira sexta-feira após a oitava do Santíssimo Sacramento seja dedicada a uma festa particular para  honrar Meu Coração, comungando neste dia, e O reparando pelos insultos que recebeu durante o tempo em que foi exposto sobre os altares”.

         A festa litúrgica odierna é celebrada em toda a Igreja, com caráter de solenidade. É Jesus quem bate à porta do nosso coração e diz como à Santa de Alacoque: “pelo menos tu, ama-me”.

         Olhar a imagem desse Jesus, com um coração radiante, ardente em chamas, é sentir como arde o seu coração de amor por mim. Um amor desinteressado, que quer só o meu maior bem, a minha realização, que um dia esteja completamente do Seu lado fazendo-lhe compania para toda a eternidade.

         A este Coração envolve-lhe uma coroa de espinhos. As faltas, ofensas, pecados meus e de todo o mundo laçeram o coração de Jesus. Olhemos esse coração e não fiquemos indiferentes. Jesus nos ama apaixonadamente. No nosso coração brote o desejo de corresponder-lhe, de amar-lhe. Sagrado Coração de Jesus, eu também quero dizer como Santa Margarita Maria aquelas doces palavras que tantas vezes eu também escuto e faz o meu coração tremer: “eu te amo”.

Leave a Reply