Curso online: "Teologia dos sacramentos".


MÓDULO 1: Sacramentos em geral.

       - Tema 1: O que são os sacramentos? (ver o vídeo)


Desde toda a eternidade Deus quer manifestar-se ao homem, para que este, conhecendo-lhe plenamente encontre o amor e atinja a sua perfeição: viver eternamente ao lado do seu criador.
É assim que toda a criação, em quanto que é obra de Deus, manifesta e reflete a impressão de Deus, a sua pegada. Cada uma das criaturas, ao seu modo, revela um aspecto do Criador. Podemos dizer que a criação nos comunica a Deus, é um sinal, um símbolo de Deus. É um “sacramento”.
Essa revelação do Criador é ainda muito maior no ser humano, porque é feito a imagem e semelhança de Deus. O nosso amor, o nosso serviço, a nossa capacidade de dar-nos aos demais é um dom que vem de Deus, pertence a Ele e Ele nos comunicou, nos deu, escreveu no nosso coração.
Além do mais, o ser humano, sendo inteligente, é o único capaz de interpretar e reconhecer essas manifestações de Deus na criação geral e em si mesmo. Essa leitura, logo, se dará em diferentes níveis, conforme a capacidade da pessoa de interpretar, ou mais bem, reconhecer os traços de Deus na realidade que lhe envolve.
Como uma pessoa que estudou a arte é muito mais capaz de reconhecer a beleza, a simetria, as genialidades, as técnicas de um quadro que qualquer outro observante. Se essa pessoa, ainda, conhece a história em torno ao autor e à obra, entenderá mais o significado daquele quadro.
Tudo isto significa que quando vemos a criação automaticamente ela nos está mostrando o seu Autor. A experiência é comum. Quando vemos uma linda paisagem, um gesto de amor, a bondade de uma pessoa como a Madre Teresa, por exemplo, descobrimos algo mais que essa beleza em si, essa bondade em si. Descobrimos uma faceta, um aspecto mais profundo. Estamos vendo um pedacinho de Deus.
O que é um sinal, um símbolo? É uma realidade humana, material e visível, que exercita uma função de comunicação e de mediação em quanto que transmite a realidade simbolizada, a representa. Por exemplo, uma bandeira. É uma realidade material e visível, um pedaço de tela com umas cores específicas, que tem a função de comunicar-nos o país que representa, simboliza.
Um sacramento é um símbolo em quanto que é também uma realidade visível, externa a nós e externa àquilo que simboliza, mas que nos direciona àquilo que simboliza, nos direciona a essa, nos revela o mistério.
No fundo, um sacramento, igual que a criação, nos revela, nos manifesta o amor de Deus por cada um de nós que nos criou, nos quer seus filhos, nos perdoa, nos fortifica, nos salva.
Neste sentido é entendido que o sacramento é, em primeiro lugar, um símbolo. Porque nos remete, nos direciona ao amor de Deus e à salvação.

Leave a Reply