Curso online: "Teologia dos sacramentos" (Link ao curso completo)

MÓDULO 1: Sacramentos em geral.

       - Tema 5: A instituição dos sacramentos (ver o vídeo)
 
 
http://www.youtube.com/watch?v=8FZwi6_iZ8E&feature=player_embedded
 
Para muitas pessoas deve ser difícil entender porque, certos sacramentos, não tem um lugar específico no Evangelho onde Cristo os institui. Esse foi o motivo que levou Martin Lutero a negar quase todos os sete sacramentos. Ele pensava que, como não estava na Bíblia, então não foram formados por Cristo, mas só pela Igreja. Porém, essa é uma visão muito limitada. Porque um sacramento, sendo uma realidade tão sublime pelo que significa de dar umas graças tão especiais, não devem ser compreendidas somente num momento específico das Escrituras.

Em muitos momentos Cristo foi anunciando cada um dos sacramentos, foi preparando o nosso entendimento para compreender o sinal que ele queria deixar-nos para obter essa graça específica.

Poderíamos falar da instituição de cada um dos sacramentos, mostrar as passagens bíblicas onde Cristo vai instituindo cada um deles. Isso será feito mais adiante quando expliquemos cada um dos sete sacramentos em particular. Agora nos limitamos simplesmente a uma explicação dos sacramentos em geral.

O mais importante no momento é esclarecer que todos os sete sacramentos, como diz o Concílio de Trento, foram formados por Cristo e esclarecer o que significa instituir. Santo Tomás de Aquino explica que instituir é admitir a uma coisa sensível o poder de significar e de produzir uma graça. É dar um efeito por meio de uma causa.
 
A atenção é ao interior, ao efeito. Isso é o específico da instituição, do sacramento. Mas uma graça é um dom espiritual, só Deus pode dar isso. Por isso, só Deus pode instituir um sacramento, só Ele pode dar-nos essa graça por este meio que Ele mesmo escolheu. Por isso, os sacramentos podem ser e foram instituídos somente por Cristo. O mérito desta graça dada é a sua paixão, ele nos comunica, nos dá os frutos, os efeitos da sua paixão por meio dos sacramentos.

Leave a Reply