Por Celso Júlio da Silva LC

Oito de dezembro de 1854. A cristandade inteira dirige o coração à Basílica Vaticana. O céu parece visitar a terra no repicar sonoro dos sinos romanos. Pio IX desde a cátedra levanta a voz proclamando para toda a Igreja Universal o dogma da Imaculada Conceição.

Todos nós sabemos que a primeira “imaculada” da história, criada sem pecado original, foi Eva. A sua pureza permitia desfrutar da presença de Deus todos os dias. Que prazer não era conversar com Deus nos entardeceres do jardim do Éden!

Contudo, aquela pureza de repente virou folha arrastada pelo vento da soberba e da desobediência. O demônio, na figura da serpente, anestesiou o coração de Eva com discursos aparentemente convincentes de conhecimento e de poder- “sereis como deuses”- apresentando-lhe um caminho bem fácil, a guia do caminho tentador era: da árvore à boca, da boca ao ventre e o fruto, uma vez no ventre de Eva, desatou o triste destino da humanidade: pecado e morte.

Maria foi concebida sem pecado original, pois depois daquela nefasta tarde no jardim do Éden Deus jamais se esqueceu do homem, obra das suas mãos, e para salvá-lo, desde aquele momento, pensou também em Maria, a mulher pura que esmagaria a cabeça da serpente, dando à luz o Salvador Jesus Cristo.

Maria é a verdadeira e a única Imaculada! É a Nova Eva que floresceu como flor de primavera do poder redentor de Deus. Na Anunciação o anjo Gabriel poderia ter feito perfeitamente um jogo de palavras: “Ave-Eva!”, pois a Cheia de graça aceitou cumprir o caminho contrário da primeira Eva, um caminho mais árduo que era: da boca ao ventre, do ventre à Árvore. Assim contemplamos uma tênue luz do mistério da Imaculada, de tal forma que a nossa oração recobra um sentido mais profundo cada vez que rezamos: “bendita sois Vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus!”. Jesus é o fruto do ventre de Maria Imaculada concebido pelo poder do Espírito Santo.

Da boca ao ventre: Maria Imaculada não pretendeu obter conhecimento e poder diante da proposta do anjo Gabriel, mas acolheu o Fruto na pureza e na humildade de uma serva, exclamando: “Eis aqui a escrava do Senhor...”- “faça-se”; da boca ao ventre, não com pretensões egoístas como Eva no Paraiso, submersa na tentação do demônio, porém na pequenez de uma serva que acolhe o Fruto da Salvação no seu ventre puro.

E do ventre à Árvore. Maria é corredentora no plano da salvação. Por isso, deu à luz a Jesus, fruto bendito do seu ventre, para devolver na obediência e na aceitação amorosa do mistério redentor o Fruto à Árvore, só que não àquela árvore do Paraíso, atrativa, tentadora, sedutora e proibida, mas àquela Árvore do Calvário, a Cruz, que para nós às vezes não é tão atrativa, nem sedutora e- claro- jamais proibida, mas sempre fugimos dela. Maria é Imaculada porque está ao pé da cruz adorando a Árvore da Vida, onde a Vida, fruto do seu ventre imaculado está pregada por amor aos homens.

Hoje com toda a Igreja elevamos a nossa gratidão de filhos à Maria Imaculada por ter trilhado o difícil caminho do Mistério na fé e na pureza, o caminho da humildade de acolher Deus no seu ventre puro, cooperando com a nossa redenção, para adorá-lo na Árvore da Vida, que é a cruz de Jesus Cristo. Que Maria Imaculada proteja a flor da pureza no nossa vida cristã, e especialmente na vida dos jovens de hoje.


Pela vossa Imaculada Conceição, ó Maria, purificai o nosso corpo e santificai a nossa a alma!      

One Response so far.

  1. Irmão Celso...parabéns pelo belíssimo artigo, e tão original e criativo....Obrigado. Deus te abençoe. Mando-lhe minha bênção, Pe Antonio Rivero, L.C.

Leave a Reply