por Mairon Gavlik, LC


Um equilibrista iria dar um show em Roma; passava de um prédio a outro sobre um cabo de aço com o apoio de uma barra... Atravessou uma vez e foi muito aplaudido. Desce do edifício, agradece, pede um momento de silêncio e diz: “Cruzarei agora sem la barra de equilibrio, mas preciso que vocês acreditem que eu possa atravessar”. Todos responderam: “Tu podes, eu confio em ti...”. Sobe e atravessa com facilidade. O aplauso cresce. Agradece outra vez e pede outro momento de silêncio; depois diz: “Cruzarei agora com um carrinho de mão; somente preciso que alguém de voçês acredite que eu possa de verdade atravessar”. Depois de um tempo de silêncio, um jovem responde: "Tu podes, eu confio em ti... ". Então o equilibrista lhe diz: “se de verdade crês que posso atravessar, senta no carrinho de mão e vem comigo”. E assim foi. 

A fé é semelhante a esta história do equilibrista; a diferença é que Deus é onipontente e nunca falha. Às vezes escutamos falar sobre a fé, mas o que é a fé para um católico? O catecismo da Igreja Católica diz que a fé é a resposta livre do homem a revelação Deus. Mas como Deus se revela e o quê nos revela? Deus mostra aos homens como é através da sua criação, mas principalmente falou de si por meio do seu Filho, Jesus Cristo, e do seu povo eleito.



Deus chama a Abraão e lhe pede deixar sua terra para ir a outro lugar onde Deus mesmo lhe mostraria. Abraão acredita em Deus, confia nele e com 75 anos começa sua peregrinação. Deus lhe promete terra, descendência e sua benção. Depois de 25 anos nasceu seu filho Isaac. Deus pede oferecê-lo em sacrifício e Abraão confia em Deus sabendo que Deus podia tudo, inclusive dar nova vida a seu filho (Heb 11,12). Porque Abraão acreditou em Deus contra todos os obstáculos, Deus lhe abençoou com um povo numeroso.

É interessante como os Evangelhos relatam a relação de Jesus com os enfermos. Sempre que confiavam nele saiam curados: “tua fé te salvou, vai em paz”. Jesus nos revelou que Deus é amor e que amou tanto aos homens que lhes deu seu Filho unigênito em reparação pelos seus pecados (I Jo 4,10). Deus é amor e Cristo crucificado é a maior prova deste seu amor por cada homem. Como Cristo nos ensinou a rezar? Quais são as primeiras palavras? Não são “Pai Nosso” ? Jesus nos ensinou que Deus é amor e é nosso pai.

A fé, antes que ser um ato de conhecimento é uma atitude do homem, um ato de confiança numa pessoa que me conhece e me ama (Bento XVI, 25 de outubro de 2013). São Paulo ao final da sua vida dizia: “sei em quem coloquei minha confiança e estou certo disto”. Esta deve ser a resposta de um católico a Deus: acreditar nas suas promessas, crer que Ele é poderoso e que guia minha história. O católico que vive de fé nunca estará só, pois sabe que Deus caminha com ele (Sal 23). A fé é a alma da oração, da própria relação com Deus, é o específico do católico. Peçamos, “Senhor eu creio em ti, aumentai minha fé”. Que Maria, mulher da fé nos ensine e nos acompanhe nesta peregrinação de fé rumo ao céu.



Leave a Reply