por Raúl Felipe Lansing, L.C.



Neste domingo, 01 de dezembro, começamos mais uma vez o tempo litúrgico do Advento, em preparação ao nascimento do Menino Jesus, no dia 25 de dezembro. Mas alguém poderia perguntar-se: Advento outra vez? Não celebramos no ano passado?
Atitudes assim podem parecer-nos estranhas à primeira vista, mas são muito comuns nos nossos dias. Não vem de uma má intenção, mas do simples fato que esse momento, que deveria ser tão especial para cada cristão, passa muitas vezes desapercebido no nosso dia-a-dia. Isso muito se deve ao consumismo de nosso tempo, pois em todas as partes, televisão, supermercados, vitrines, tudo nos fala de compras, compras e mais compras. São poucos os lugares que nos mostram o verdadeiro sentido do Advento.
Mas o que posso fazer, então, para aproveitar melhor esse tempo de preparação para o Natal? Certamente existem muitos meios e modos, mas cada um deve examinar no fundo do seu coração e encontrar esse caminho que nos conduz até Belém. Um modo muito simples e de muita ajuda pode ser o de responder, no mais íntimo de cada um, à seguinte pergunta: O que eu posso oferecer de presente para o nascimento do Menino Jesus? Do nosso coração virá uma resposta, que pode servir de guia nesse caminho adventício.
Montar um pequeno presépio no inicio do advento é de muita tradição e ajuda. Cada membro da família, com um pequeno prósito cada dia, faz o seu esforço para ter a manjedoura pronta para Jesus na noite do dia 24. Cada propósito cumprido é uma palha que se coloca na manjedoura. Esse é um meio muito simples, mas nos pode ajudar muito a aporximar-nos do mistério de amor e simplicidade de Belém.
Sem dúvida Jesus não olhará somente para nossas ações, mas principalmente para o nosso coração e o nosso desejo de recebê-lo com pureza e amor. Por isso uma boa confissão sempre é de grandíssima ajuda. Lembremo-nos que Deus nunca se cansa de perdoar-nos, e o seu nascimento é prova disso.

Que este Advento não passe desapercebido em nossas vidas e, principalmente em nosssos corações. Que no dia 25 de dezembro, junto com os pastores e os reis magos, possamos dizer a Jesus: “vimos Tua estrela no oriente e viemos adorar-Te”.

Leave a Reply