Por Renan Checa, LC


Viva Cristo Rei! Esse era o grito que animava muitos homens e mulheres a dar a vida por Cristo e sua fé. Mas o que significa que Cristo é nosso Rei? Como nos dirigimos a Ele, como fazer que na minha vida também ressoe esse grito? 

Nos colocamos no início do século XX. Século onde o mundo era invadido por grandes governos de tipo ditatorial e anticlerical. Nazismo na Alemanha, Fascismo na Itália, Comunismo na Rússia, Revolução Massônica no México. Nesse contexto, sem nenhum medo, o Papa Pio XI instituiu a festa litúrgica de Cristo Rei. Queria com isso gritar ao mundo inteiro que mesmo em meio a ditaduras e provas e perseguições, Cristo continua reinando sobre todo o mundo. Cristo, Rei do Universo.

Esse é o contexto da origem da festa. Mas o que essa festa me pode dizer hoje? Como deve o católico viver essa solenidade oitenta e oito anos depois da sua instituição? Agora que vivemos num século sem perseguições religiosas tão claras como as que víamos antes, se deve também sair gritando ao mundo inteiro que Jesus é o Rei e Senhor de todo o universo?

Um rei é alguém que tem poder para governar, um exército, terras, etc. Um chefe e soberano. No Evangelho que se lê no dia de Cristo Rei, se vê a Cristo como o Rei dos judeus. E, no entando, crucificado. Como se explica isso? 

Jesus é um rei diferente. É um rei que quer reinar não com poder e majestade, mas com a humildade e amor. Esse é o poder de Cristo Rei do Universo: o amor. Essa é sua arma, seu exército. Quando os mártires davam a vida por Cristo gritando Viva Cristo Rei, estavam gritando que tinham encontrado nesse Rei um amor tão grande que por isso foram capazes de dar a vida por Ele. Amor. Se pode dizer tanto dessa palavra. Mas ao mesmo tempo se limitam tanto as palavras ao falar sobre ele. 

Portanto, hoje os católicos não somos convidados a falar do amor, a falar de Cristo Rei. Mas a experimentar esse amor, esse poder de Cristo Rei. Que essa festa nos ajude a descobrir na humildade e amor de Cristo crucificado, o poder desse Rei que me leva também hoje a gritar com todos os mártires, Viva Cristo Rei!

Leave a Reply