por Anderson Pitz, LC

Celebramos uma grande solenidade. Tão importante que se trata de uma das sete petições do Pai-Nosso: “Venha a nós o Vosso reino!”Neste artigo vamos buscar entender um pouco mais o que significa esse reino de Deus: o que significa que Cristo seja rei? Como é o seu reinado? Quem pertence ao seu reino? Qual é a relação entre o Rei e seus vassalos?

Qual é o reino de Deus?O evangelho que escutaremos neste domingo na Missa (LC 23,35-43) nos dá uma resposta a esta primeira pergunta. Os príncipes dos sacerdotes, um dos ladrões e inclusive, me imagino, os soldados que crucificaram a Jesus diziam: “se tu és o Messias, salva-te a ti mesmo”.Jesus diante destas afrontas, ingratidões, inclusive tentação de não terminar a sua missão e mostrar gloriosamente a sua divindade, permanece em silêncio.O reino de Deus não é um reino temporal, não se trata de luta de poder, não é avaro como infelizmente se concebe hoje em dia o poder, o governo.O reino de Deus é um reino que não tem limites de espaço, nem de tempo porque não é um reino temporal. “O meu reino não é deste mundo” (JO 18,36) respondeu Jesus a Pilatos.

Como é o reino de Cristo? Quem pertence a este reino?Jesus é um rei diferente. Ele é soberano e senhor, criador de tudo o que existe e tudo lhe pertence. Ele é quem nos sustenta fazendo “chover sobre justos e injustos”. Tem direito sobre cada um de nós porque nascemos de Suas mãos e Ele deu a sua vida para resgatar-nos.Não obstante, Jesus governa com o cajado do amor, sentado no trono do serviço e da misericórdia, endossando a coroa da paternidade e da justiça.Assim, escutamos da sua boca uma das frases mais bonitas do evangelho: “já não vos chamo servos (...) mas amigos” (JO 15,15).Quem não deseja pertencer ao reinado de tão bondoso e magnífico senhor? O que temos que fazer é, simplesmente, ser seus amigos.Como em todo reino, os inimigos não faltam. Atacam-lhe e atacam os seus súditos. Quantos reis se apresentam nas nossas vidas querendo conquistar-nos para si e fazer que lhe sirvamos. A rainha televisão, rainha moda, rainha racionalidade fria e calculista, rei indiferença, etc.O reino de Jesus é um reino espiritual e por tanto, se estende de forma espiritual. O seu reino deve ir tomando possessão cada dia mais dos nossos corações. Ir permeando, penetrando, conquistando o meu ser.Como? Fazendo de Jesus o meu amigo, o centro, critério e modelo da minha vida.

Jesus tinha amigosNos evangelhos, temos autênticos testemunhos que Jesus era acompanhado de amigos. Por exemplo, Lázaro, Maria e Marta (cf. JO 11,5). Os seus discípulos aos quais ele disse: “vos chamo amigos” (JO 15,15) e no capítulo 13 de João ainda, Jesus declara que “ninguém tem maior amor que aquele que dá a vida por seus amigos”.

A amizade, união de coraçõesO amigo é necessário para viver. É uma graça, um dom em si mesmo. Dizia santo Agostinho que o amigo é um alter ipsis, um alter ego (“outro eu”). Ele mesmo confessou que quando perdeu seu grande amigo da juventude foi como ter perdido a metade de si.A amizade é um sentimento que funde, em certo sentido, dois corações, duas almas.Jesus disse a uma mística francesa do tempo das Guerras, chamada Gabrielle Bossis: “deixai-me viver em ti. Seremos os dois um só”.

Jesus, centro da minha vidaJesus deve ser o mais importante nas nossas vidas. Não deixemos o Senhor na periferia, na superfície da nossa vida.Às vezes dizemos: “se sobra tempo, depois de fazer isso, aquilo... vou rezar, vou ir à Missa”. Então Jesus passa ao segundo, terceiro ou quem sabe qual plano, se tudo está antes de Dele, por encima Dele.E o 1º mandamento diz: “amar a Deus sobre todas as coisas”.

Jesus, critério da minha vidaUm critério é uma medida, um parâmetro de juízo. Com qual critério julgamos as diferentes situações das nossas vidas? O nosso critério deve ser Jesus, o que Ele nos ensinou com suas palavras e seus gestos no Evangelho.Os critérios de Deus são a misericórdia, o perdão, a compreensão.

Jesus, modelo da minha vidaUm modelo é um exemplo a seguir, a imitar. Jesus é o nosso modelo e o seu reino se estenderá no meu coração à medida que o imite.O que faria Jesus no meu lugar?” Que bonito seria se vivêssemos pensando assim. Seria o céu nas nossas vidas. O verdadeiro céu porque o céu é o reino de Deus e atuando como Jesus nos ensinou já estamos vivendo uma parte do reino de Deus antecipada aqui na terra.Peçamos cada dia ao Senhor ser seus melhores amigos. Que Ele cresça no nosso coração porque fazemos Dele o centro, o critério e o modelo das nossas vidas. Que o seu reino se estenda cada dia mais no meu interior.

Cristo rei nosso, venha a nós o Vosso reino!





Leave a Reply